ORQUESTRA DE JAZZ DO DOURO COM MARIA JOÃO

Maria João com a Orquestra de Jazz do Douro, foi um concerto verdadeiramente memorável que se revelou um dos momentos mais marcantes do festival Douro Jazz promovido pelo Teatro de Vila Real.

Maria João é reconhecida internacionalmente pela sua versatilidade, ousadia e constante reinvenção, Maria João tem construído uma carreira singular, marcada pela presença nos mais prestigiados festivais de música do mundo. O seu contributo para a divulgação da cultura portuguesa além-fronteiras valeu-lhe a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente Jorge Sampaio, e a distinção como única artista portuguesa nomeada para o European Jazz Prize, ao lado de nomes como Jamie Cullum e Bobo Stenson.

Com mais de quatro décadas de carreira, Maria João continua a surpreender com a sua capacidade de inovação e improvisação, cruzando géneros e linguagens musicais. Da sua longa parceria com Mário Laginha resultaram treze álbuns, entre os quais se destacam “Cor”, dedicado às culturas do Índico, “Lobos, Raposas e Coiotes” com a Filarmónica de Hannover, e “Chorinho Feliz”, obras que consolidam o seu estatuto de referência no panorama musical português e europeu.

O encontro entre Maria João e a Orquestra de Jazz do Douro traduziu-se num espetáculo vibrante e envolvente, onde o jazz português se apresentou na sua forma mais livre, contemporânea e emocional. Uma celebração do talento, da energia e da capacidade de transformação que definem a alma do Douro Jazz.

OJD COM MARIA JOÃO